segunda-feira, 19 de abril de 2010

Trilogia Degenerada - Os Crimes do Preto Amaral - Curta




A trama Os Crimes de Preto Amaral foi inspirada nos possíveis crimes ocorridos na passagem de 1926 e 1927 atribuídos a José Augusto do Amaral que morreu sem ser julgado. Mesmo assim, Preto Amaral é considerado o primeiro serial killer brasileiro está no Museu do crime de SP. Muito se averigua sobre o fato de que foi acusado por ser negro e pobre.
Contamos alguns fatos históricos sobre os crimes cometidos e a mentalidade da sociedade paulistana da época no espetáculo Os Crimes de Preto Amaral que estréia dia 8 de maio.
Você acredita que ideais específicos tem o poder de transformar possibilidades em realidade?
Você conhece algum caso?
Comente este post.

Sobre a Trilogia Degenerada


No centro da cidade de São Paulo onde se misturam passos, comércio e automóveis barulhentos se esconde nosso casarão. Numa pequena alameda em Campos Elíseos, nosso espetáculo inicia sendo um grande palacete dos anos 1920 passa por um cenário de manicômio 1940  e termina em uma grande colméia repletas de pequenas residências, um cortiço do ano 2000. Estamos em cartaz com o espetáculo a partir de sábado, 8 de maio, a partir das 17h e levamos a cena 6 atores que se moldam e se tranformam a cada mudança de Ato.

Em teatro, as histórias são contadas nesse espaço imaginativo dividido em três Atos: Os Crimes de Preto Amaral-1920, Labirinto Reencarnado-1940 e Re-bentos 2000. Toda a pesquisa será lançada este ano em livro e documentáio

Todas as peças tem um tema em comum, a Eugenia que a grosso modo significa “ideologia por pureza racial”, a busca por ideal de sociedade que conhecemos um pouco mais por conta do Nazismo alemão durante a Segunda Grande Guerra. 

Há oito anos, a Cia tem percebido traços “eugênicos” no nosso país e no mundo que vão além dessas guerras, notou que seria possível investigar mais sobre o tema em décadas e fatos diferentes de nossa história.  Para a criação dos textos encontramos teses de doutoramento, livros, arquivos da cidade de São Paulo e, claro, todas as vezes que abrimos nossas janelas. 

Quem faz a cena:
Direção: Paulo Faria 
Co-direção: Iarlei Rangel 
Elenco: Eduardo Gomes, Iratã Rocha, Mariza Junqueira, Neusa Velasco, Paulo Faria, Rogério Brito, Thaís Aguiar
Foto: Celso Cardoso

 
Venha nos assistir, pague o quanto puder e fale o que quiser! (mais informações em “Onde? Quando? Quanto?”)

* A Trilogia Degenerada é contemplada pela 15º Lei de Fomento ao Teatro.Mais

Sobre o Pessoal do Faroeste cia de Teatro


Exatamente, o nome de nossa trupe de teatro é por conta da música de Renato Russo. Em 1998 circulamos o Brasil com a primeira versão de Um Certo Faroeste Caboclo que assim como todas nossos 11 espetáculos, foi escrito e dirigido por Paulo Faria, e nessa aventura diziam:  “lá vem o pessoal do faroeste” , assim ficou e fomos indicados aos  prêmios de Teatro Jovem Coca-Cola/Pananco a Melhor Direção (Paulo Faria) e Melhor Coreografia (Luís Miranda).  

A partir daí não paramos mais: Rei dos Ventos (1999), A Mulher Macaco (2000), que recebeu o Prêmio Nacional Plínio Marcos de Dramaturgia/2000, O Índio (2003), Eduardo e Monika Etceteretal (2008).
Em 2002, iniciou o projeto Trilogia Degenerada: A História de São Paulo através de um casarão em Campos Elíseos com a primeira montagem Re-bentos. Em 2006 Os Crimes de Preto Amaral e em 2008 Labirinto Reencarnado, todos os três trabalhos concedidos pela Lei de Fomento ao Teatro a Cidade de São Paulo - o que viabilizou a criação da Sede Luz do Faroeste no bairro Campos Elíseos, que hoje não só sedia nossos espetáculos como a de diversos grupos de teatro da cidade.
   Em 2009 o Faroeste montou Ibejis, infantil concedido pela ProAC e viajou a 14 cidades de maio a     julho de 2009 e, ainda naquele ano, estreou Meio Dia do Fim  - indicado a dois prêmios da Cooperativa Paulista de Teatro e  ao Prêmio Shell de Melhor Autor (Paulo Faria).

Espetáculo Trilogia Degenerada:: Onde? Quando? Quanto?

Trilogia Degenerada 

- estreia 8 de maio de 2010 (até 25/07/10)


Temporada:
sábados e domingos a partir das 17horas

Horários de cada Ato:
Os Crimes de Preto Amaral – 17h
Labirinto Reencarnado - 18h30
Re-bentos - 20h
* Haverá intervalo de 30 minutos entre as peças.

Ingressos: Contribuição Voluntária “pague quanto puder”

Endereço: Sede Luz do Faroeste – Al. Cleveland, 677 - Campos Elíseos (Acesso a deficientes físicos). http://www.pessoaldofaroeste.com.br/sede_mapa.html

Informações: (11) 3362 8883 (www.pessoaldofaroeste.com.br; www.trilogiadegenerada.blogspot.com)