sexta-feira, 25 de junho de 2010

Reflexões Benditas





Você sabia que um metro quadrado de um cortiço no centro antigo de S. Paulo chega a custar mais caro do que um apê na Avenida Faria Lima?!

Embolados ao que chamam de Cracolândia rodeado de casarões e prédios ocupados por inúmeras famílias- que em geral não tem renda fixa- a Cia Pessoal do Faroeste produz sua ficção Re-bentos e apresenta o Cortiço paulistano dos anos 2000.

A região do centro antigo de Sampa, onde também está o nosso Espaço Artístico (http://maps.google.com.br/maps?q=sede%20luz%20do%20faroeste&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&sa=N&hl=pt-BR&tab=wl), se alocam em moradias “casulo” com famílias diferentes que além de dividirem os pequenos cômodos compartilham vaso sanitário, tanque de lavar roupas, energia, água e principalmente a intimidade.
O Re-bentos foi o primeiro texto da Trilogia montado em 2002 e o último na sequência da Trilogia, e para a construção teatral, a trupe mergulhou, bebeu na fonte, se instalou e se infiltrou de todas as formas para entender o cenário desta cidade.

Como fonte e consulta teórica o Faroeste troca idéias com a instituição Fórum dos Cortiços: http://forumcorticos.blogspot.com/
E a tese de doutorado do urbanista Luiz Kohara.